Educação literária no ensino médio: percursos etnográficos

SANTOS, OTON MAGNO SANTANA. Educação literária no ensino médio: percursos etnográficos. Curitiba, PR: Apris Editora, 2020. 287 p.

ISBN 978-65-5820-421-3

R$50,00

SANTOS, OTON MAGNO SANTANA. Educação literária no ensino médio: percursos etnográficos. Curitiba, PR: Apris Editora, 2020. 287 p.

ISBN 978-65-5820-421-3

Descrição

OTON MAGNO SANTANA DOS SANTOS, Educação literária no ensino médio: percursos etnográficos. Curitiba, PR: Apris Editora, 2020. 287 P.

ISBN 978-65-5820-421-3

APRESENTAÇÃO – Ezequiel Theodoro da Silva (trechos do prefácio)

Tive o prazer de orientar o trabalho de pesquisa de Oton Magno no curso de
pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. E agora, para minha
satisfação e alegria, a sua tese de doutorado, que corporificou a pesquisa, se
transforma em livro, o que certamente amplificará as descobertas sobre a dinâmica
da literatura no ensino médio para um público maior de leitores.
Sem nenhum tipo de proselitismo ou de vaidade, tendo acompanhado os
esforços de Oton em adentrar as escolas a fim de criticamente analisar os modos de
condução da literatura, posso afirmar que ele se transformou num conhecedor
profundo das formas pelas quais a literatura é ensinada aos estudantes desse nível.
Um conhecimento que já fora demonstrado durante o seu mestrado, quando Oton
analisara os livros didáticos de literatura mais frequentemente utilizados no nível
médio do ensino. […]

A literatura enquanto um componente curricular do ensino médio fica também
espremida, servindo muito mais ao propósito instrumental de vencer no vestibular
do que constituir uma experiência de fruição da arte que ela é e representa. Resulta
desse processo a lista de cânones para se ler, os resumos das obras para se decorar,
as características dos movimentos literários para se identificar por meio de ligeiras
leituras etc. No meu ponto de vista, trata-se de um ensino que trai a natureza da
arte literária, desviando-se de propósitos que venham a adensar a subjetividade dos
estudantes e que cultivem valores mais nobres, humanistas, para a leitura dos
gêneros pertencentes ao universo da literatura. […]

Não tenho nenhum receio em afirmar que Oton Magno, com esta obra, dá uma
significativa contribuição aos estudos que visam desvelar as formas pelas quais a
literatura acontece nas salas de aula do ensino médio. Depois de identificar os
diferentes tipos de problemas, ele delineia soluções, aponta rumos para superar as
dificuldades e as contradições constatadas pelas suas observações. Eu até diria, sem
falsa modéstia, que os leitores deste livro, ao reconstruírem pela leitura a
fundamentação, a metodologia e os resultados desta investigação, terão uma
excelente oportunidade de enxergar melhor o para quê, o porquê e o como oferecer
e dinamizar condignamente obras literárias aos estudantes do ensino médio no
contexto brasileiro.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1
PERCURSOS DA PESQUISA
1.1 CONSTRUINDO O PERCURSO
1.1.1 A opção pela etnografia
1.1.2 A aplicabilidade da revisão de literatura
1.2 DELINEAMENTO DA PESQUISA
1.2.1 Seleção das escolas
1.2.2 Amostragem
1.3 O TRABALHO DE CAMPO
1.4 COLETA DE DADOS
1.4.1 Observação
1.4.2 A Pesquisa documental
1.4.3 Entrevista
1.5 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
1.5.1 Estabelecimento das categorias
1.5.2 Análise dos dados
1.5.3 Interpretação dos dados

2
A ARTE LITERÁRIA – SUA CIRCULAÇÃO E SUA FRUIÇÃO
2.1 ERA UMA VEZ… A LITERATURA
2.2 CONCEITOS, TEORIAS E HISTÓRIAS: UMA REFLEXÃO
2.3 A LITERATURA BRASILEIRA: IDENTIDADE NACIONAL, CRÍTICA E HISTORIOGRAFIA

3
O LIVRO DIDÁTICO COMO OBJETO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
3.1 O LIVRO DIDÁTICO EM DEBATE: A PESQUISA CRÍTICA
3.2 O LIVRO DIDÁTICO: CONCEITOS E DISCUSSÕES
3.3 O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: SEU HISTÓRICO, SUAS FASES E SEUS
DOCUMENTOS LEGITIMADORES
3.4 O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: AS POLÍTICAS PÚBLICAS

4
A EDUCAÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA – SEUS MODELOS E SUAS IMPLICAÇÕES
4.1 CONCEITOS E DISCUSSÕES
4.2 LETRAMENTO LITERÁRIO E LIVRO DIDÁTICO
4.3 A LITERATURA DO LIVRO DIDÁTICO

5
ANALISANDO E INTERPRETANDO OS DADOS
5.1 PERFIL DAS ESCOLAS
5.2 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
5.2.1 Análise e interpretação dos dados dos PPP das escolas
5.3 OS PLANOS CURRICULARES DE DISCIPLINAS
5.4 A OBSERVAÇÃO SIMPLES
5.4.1 Observando as aulas
5.5 A ENTREVISTA
5.5.1 Entrevistando as professoras
5.5.2 Entrevistando os alunos e as alunas
5.6 APROXIMAÇÃO DOS DADOS

6
TEORIZANDO E SISTEMATIZANDO CONTEÚDOS
6.1 DISCUTINDO OS RESULTADOS
6.1.1 Os modelos de educação literária revelados pela pesquisa
6.1.1.1 O modelo de educação literária historiográfico-literário
6.1.1.2 O modelo de educação literária de concepção pedagógico-literária
6.1.1.3 O modelo concebido de educação literária
6.2 RESPONDENDO À PERGUNTA DE PESQUISA

7
CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso0,300 kg
Dimensões21 × 14 × 2 cm
WhatsApp chat