Leitura na escola e na biblioteca

SILVA, E. T. Leitura na escola e na biblioteca. (12ª edição, revista e atualizada)
Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013. 132 p.

ISBN: 85-308-0123-7

Oferta!

O preço original era: R$35,90.O preço atual é: R$12,00.

SILVA, E. T. Leitura na escola e na biblioteca. (12ª edição, revista e atualizada)
Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013. 132 p.

ISBN: 85-308-0123-7

Descrição

“Mas que diabos! Será que tão difícil assim criar o amor pelos livros, o gosto pela leitura? Será que a fruição da palavra impressa se transformou num bicho de sete cabeças e não há como resolver o problema? Será que os tentáculos maquiavélicos do período ditatorial congelaram de vez o espírito de iniciativa e a capacidade de luta dos professores e dos bibliotecários?” Há que se compreender criticamente as condições de produção da leitura para se poder promovê-la. As crianças não leem porque não gostam, mas porque as condições que subjazem à interação leitor-textos são esdrúxulas e, muitas vezes, paralisantes.

É errônea essa ideia de que o bom leitor já nasce feito (favor não reproduzir aqui a ideologia do dom); o leitor maduro é consequência da atmosfera reinante no seu contexto social, principalmente daquela presente na escola e na biblioteca. A questão é saber, além do porquê e do para quê ler nos dias de hoje, como conquistar e organizar as condições do contexto de modo que a prática da leitura flua com a devida naturalidade. Concordamos num ponto: do jeito que está não pode continuar!

O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre as condições de produção e promoção da leitura na sociedade brasileira, dando ênfase ao trabalho realizado pelos professores e pelos bibliotecários. Existe uma dimensão biblioteconômica do trabalho pedagógico e uma dimensão pedagógica do trabalho biblioteconômico – é preciso cruzar e retroalimentar essas duas dimensões em favor de uma formação consequente e crítica de leitores.

WhatsApp chat