O ensino de leitura e escrita em São Paulo e a formação do cidadão republicano (1890-1920)
Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2016. 144 p.
ISBN – 978-85-64440-37-1
R$38,00
Carvalho, Silvia Aparecida Santos. O ensino de leitura e escrita em São Paulo e a formação do cidadão republicano (1890-1920). (versão impressa/frete grátis)
Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2016. 144 p.
ISBN – 978-85-64440-37-1
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Descrição
Os leitores poderão percorrer um cuidadoso estudo em que se considera o período selecionado como contexto da investigação (fim do século XIX e início do século XX); se assume a perspectiva histórica no trato de fontes primá- rias, que foram presentes na construção de um discurso em torno da discussão do processo de ensino da leitura e da escrita, no nosso país. Poderão familiarizar-se com as tentativas de legisladores e educadores para disciplinar as práticas escolares de alfabetização no Brasil nas primeiras décadas do século XX.
Um estudo que contemporaneamente desenvolve-se no contexto da renovação dos estudos da história e histó- ria da educação, que alavancaram a pesquisa das práticas culturais de leitura e escrita nas sociedades em diferentes tempos e lugares. E dentro de um cenário no qual o ensino da leitura e da escrita passou a ser um capítulo fundamental da história cultural das sociedades, projetando-se para além dos interesses da pedagogia e psicologia.
Lilian Lopes Martin da Silva (Prefácio)
Informação adicional
Peso | ,100 kg |
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Dimensões | 16 × 2 × 18 cm |