RESULTADOS

FOCO 001 – FORMAÇÃO DO LEITOR BRASILEIRO
Objetivo: Caracterizar aspectos relacionados com a formação do leitor brasileiro

Período: janeiro a julho de 2019
N= 365 respondentes

O objetivo que orientou a aplicação desta enquete foi o de caracterizar aspectos relacionados com a formação dos leitores brasileiros. Um total de 365 respondentes, identificados por e-mail, responderam ao questionário de múltipla escolha no período de 1º de janeiro a 09 de julho de 2019.

Os resultados deste estudo devem ser relativizados em decorrência da própria metodologia utilizada, ou seja, questionário à distância, sem controle e rigor totais nas respostas fornecidas. Por isso mesmo, as conclusões abaixo devem ser consideradas como cenários ou tendências para serem comparadas com outros estudos nacionais (mais rigorosos, metodologicamente falando) ou então para serem aprofundadas através de outras investigações.

Em termos gerais, esta enquete mostrou que:

  • Família e escola são as duas instituições que maior influência têm no processo de formação de leitores.
  • Livros de literatura e histórias em quadrinhos são os dois gêneros responsáveis pelo enraizamento do gosto pela leitura nos indivíduos.
  • Tempo para ler e competição com outros veículos de comunicação são os fatores que dificultam as práticas de leitura de livros e similares.
  • Uso da internet, leitura de livros e passeios são as principais atividades com que a maioria dos respondentes preenchem o seu tempo de lazer.
  • A grande maioria dos respondentes desta enquete lê até 10 livros por ano.

A representação mais incisiva sobre a prática de leitura no Brasil é aquela que informa “Somos um povo sem tradição de leitura”.

RELATÓRIO COMPLETO – 001 – formacao do leitor

WhatsApp chat