Princípios
Reúno neste site grande parte dos meus trabalhos e serviços relacionados à interface educação-leitura a fim de divulgá-los e promovê-los na internet. Procedo assim por três motivos: 1) sistematização uma produção intelectual cujo alcance é extenso e diversificado; 2) apresentação organizada de idéias, propostas e serviços que continuem somando valor à transformação da educação e da leitura no Brasil; e 3) a reunião de interlocutores que, iguais a mim, também desejam a promoção e a democratização da leitura.
Analisando e meditando sobre a triste paisagem social brasileira e refletindo sobre a melancólica conjuntura da educação, tenho como foco principal o professor (de todos os níveis do ensino), um agente-mediador privilegiado na/da formação de leitores. Para mim, a força revitalizadora dos educadores, encarnada em práticas de leitura crítica (analítica, ajuizada, questionadora, contestadora), poderá diminuir a ignorância e a estupidez reproduzidas no Brasil ao longo da sua história. Poderá também fazer com que os educadores lutem contra as ondas de simplismo, regressismo, superficialismo, mentira, redução do livre-arbítrio, censura, etc. que recorrentemente visitam as nossas instituições.
Seguem abaixo as minhas principais finalidades com este site:
⇒ Promover atitudes, conhecimentos e competências voltadas ao aperfeiçoamento da criticidade do mediador de leitura, enquanto pessoa, profissional, membro de uma organização e cidadão;
⇒ Propiciar o diálogo do mediador com diferentes gêneros de escrita, com densidade e complexidade suficientes para uma compreensão mais profunda da leitura na sua relação com a realidade social;
⇒ Possibilitar ao professor e outros profissionais momentos para fruir, degustar, saborear e compartilhar as idéias de escritores e artistas em geral;
⇒ Apresentar e discutir metodologias alternativas para o ensino da leitura – metodologias essas capazes de estimular e sedimentar as competências de leitura junto ao professorado e ao alunado brasileiro.