Palestras

PARA 2022-2023

Ainda que outros temas possam ser formulados e sugeridos por entidades interessadas nas minhas exposições, no período 2021-2022 julgo oportuno discorrer sobre os temas abaixo. As palestras são planejadas para uma a duas horas de exposição, com possibilidade de debate ao final. Utilizo um farto material (imagens, vídeos, músicas, etc) em exposições com power point.

P-01 – ANÁLISE CRÍTICA DA LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A Base norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas do Brasil, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Proponho uma reflexão sobre os documentos norteadores, mostrando as habilidades de leitura contempladas bem como a sua operacionalização nos diferentes níveis do ensino.

P-02 – LEITURA E FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE
A partir de uma leitura dos complexos cenários e tendências da atualidade, procuro mostrar como a leitura, enquanto uma prática social e um direito dos cidadãos, pode contribuir para com uma compreensão do passado, um entendimento do presente e uma formulação de transformações futuras. No centro desta exposição, coloca-se o binômio “compreensão-interpretação-crítica” como postura permanente do leitor reflexivo.

P-03 – A MÁGICA DA LEITURA
Concebendo a leitura como um instrumento de complexificação da subjetividade do sujeito-leitor, faço uma síntese de sua importância e de suas vantagens através da ótica de renomados autores da nossa contemporaneidade (Eco, Chartier, Darnton, Petit, etc.). Exemplos e ilustrações durante a fala são extraídos de poemas e romances e recheados de bom humor.

P-04 – PRÁTICAS DE LEITURA PARA CUMPRIR DIFERENTES PROPÓSITOS
Estabelecer diferentes finalidades para a leitura de textos diversos é uma competência fundamental do leitor, sem o que ele pode se perder durante o processo. Nestes termos, esta exposição busca estabelecer um tipologia de leitura, vinculada a diferentes configurações de texto. 

P-05 – ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO EM LEITURA
Um dos principais problemas das novas gerações é focar o texto para poder produzir sentidos. Nestes termos, compilando e apresentando descobertas de teorias da cognição e da neurociência, informo as dificuldades dos estudantes em se concentrar durante o processo de leitura e ofereço algumas estratégias para sanar o problema, entre elas a técnica cloze.

WhatsApp chat