Cursos
PARA O BIÊNIO 2023-2024
CURSOS A DISTÂNCIA – EAD (online)
ED-01 – COMO PLANEJAR E EXECUTAR UNIDADES DE LEITURA
10 aulas – início em agosto de 2023
Sem um chão teórico seguro para orientar o ensino da leitura, os mediadores (professores, bibliotecários, agentes culturais, pais, etc.) imitam modelos ultrapassados e/ou se transformam em presas fáceis dos livros didáticos e manuais prontos. Resultam daí aulas ou sessões artificiais, bloqueando o surgimento de situações mais significativas e enriquecedoras para a aprendizagem da leitura. Neste curso compartilhamos nossas experiências com os interessados, oferecendo embasamento teórico e exemplos de como organizar sequências temáticas, significativas e motivadoras de leitura.
ED-02 – O QUE FAZER PARA QUE SEUS FILHOS GOSTEM DA LEITURA
6 aulas – início em janeiro de 2024
A aversão à leitura vem crescendo junto às crianças e aos jovens brasileiros. As pesquisas mostram um afastamento contínuo dos livros e similares, o que dificulta ou até mesmo impede o desenvolvimento do hábito de leitura. Isto posto, os pais precisam de orientações seguras que motivem os seus filhos a lerem mais ativamente, frequentemente e prazerosamente. Com base nos estudos de vários psicólogos da leitura de renome internacional, apresento um conjunto amplo de sugestões e dicas que podem ser utilizadas nos lares das crianças para que o livro se transforme num instrumento para o cultivo da imaginação e busca de conhecimentos.
➡ Consulte sobre nossos cursos
CURSOS PRESENCIAIS
EP-01 – FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DA LEITURA
40 h/a, a convite, até 40 participantes, em data e local a combinar
Apresentação de diferentes modelos do processo de leitura. Necessidade de uma concepção de leitura para orientar o planejamento de ensino. Constelação de habilidades envolvidas no ato de ler. A Psicologia da Leitura em sua relação com a Didática da Leitura. Taxionomia de habilidades de leitura. Delineamento de unidades de leitura para a educação básica.
EP-02 – HABILIDADES REORGANIZACIONAIS DE LEITURA
40 h/a, a convite, até 40 participantes, em data e local a combinar
Configurações de texto e habilidades de leitura. Compreensão e interpretação: pilares do processo de leitura. Habilidades reorganizacionais de leitura: teoria e práticas para domínio. Modelo de Toulmin (The uses of argument, 1999) na análise de textos argumentativos. Produção de sínteses escritas com coesão e coerência a partir da busca e análise de fontes escritas.