Enquete

Foco 001 – FORMAÇÃO DE LEITORES.

Objetivo: Caracterizar aspectos relacionados com a formação do leitor brasileiro.

Período: janeiro a julho de 2019

Para participar, clique na imagem abaixo.
São 7 (sete) perguntas de múltipla escolha.
Muito obrigado!

Importante : 

> As enquetes pretendem levar à construção de cenários a respeito de diferentes aspectos da leitura no Brasil. Semestralmente uma nova enquete será colocada no ar.  Os resultados das enquetes serão sistematizados, discutidos, aprofundados e depois enviados à comunidade para reflexões, debates e aprofundamentos.

> Caso você queira fornecer mais detalhes a respeito da sua formação de leitor, por favor utilize o formulário abaixo (resposta) para tal. 

10 thoughts on “Enquete

  1. Adoro ler. Meus pais foram fundamentais em minha formação como leitora. Minha mãe estudou até a 2° série mas lia muito (jornais, revistas e livros) e ia ao cinema. Meu pai, com formação superior, orientava para os estudos e para a leitura. Isto no tempo em que se ouvia muito os programas de rádio. Minha gratidão a eles e depois aos meus professores.

    1. Que bom Sheyla. Meu pai também era um grande leitor; meu irmão mais velho também. Estou mais do que convencido que a formação de um leitor começa em casa e continua na escola. Visite sempre o nosso site e convide os amigos para participar. Em junho colocaremos o nosso primeiro curso no ar – participe! Grato pela sua visita – apareça sempre!

  2. Sou leitora por ter um pai leitor que iniciou as filhas na leitura de jornal. Nada planejado, com apenas o ensino fundamental ele era um hábil leitor e escritor de cartas e bilhetes. Ele influenciou as filhas com sua prática cotidiana. Os livros de Jorge Amada foram uma consequência natural. Posteriormente, os professores de português e literatura do Colégio de Aplicação da UFG deram continuidade ao meu processo de formação leitora.

    1. Graças, muito grato pela sua resposta à nossa enquete. Parabéns pelo seu trajeto como leitora e a transferência do gosto pela leitura entre os membros da sua família. Visite sempre o nosso site.

  3. Sou leitora desde que me lembro. Acho que comecei ler na escola, por curiosidade ou porque simplesmente sabia ler. Não tenho lembrança de incentivo de professores ou colegas, eu apenas lia um livro atrás do outro. Sempre gostei muito de literatura brasileira, mas na adolescência li muito Sidney Sheldon e Agatha Christie. O que recordo mesmo é de minha mãe brigando para eu largar o LIVRO e fazer outra coisa, pois passava horas e horas lendo. Final de semana era sempre mágico, pois conseguia ler sem muito aborrecido de ninguém. Hoje leio menos do que gostaria, mas tenho sempre na bolsa e no carro livros para ler a qualquer momento.

    1. OLá Adélia, você é uma leitora inveterada! Continue assim e lute para que mais gente seja também assim. Abraço, Ezequiel

  4. Ezequiel, eu morava na roça e papai não tinha o Quarto ano do ensino fundamental, mas ele tinha uns primos que mandavam revistas Seleções do Readers Digest que ele e mamãe liam e nos incentivavam a ler!
    Quando caiu em minhas mãos TERRA DOS HOMENS, de Antoine de Saint Exuperry, comecei a juntar livros. Hoje temos uma boa e variada biblioteca e ficamos orgulhosos em mostra-la aos amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat